

Sempre senti, desde muito nova, que não fazia sentido colocar o corpo de um lado, as emoções do outro e a energia "in between".
Foi com a minha avó paterna que tive as primeiras conversas sobre energia, emoções e comportamento humano. Eram horas mágicas, partilhas bonitas e muita informação que ficavam a pairar no meu Ser à espera de vivências para serem verdadeiramente integradas.
A vida, e mais precisamente a perda da minha mãe, trouxe à luz o entendimento e a experiência vivencial de que a psicologia ocidental fez o caminho inverso do corpo. Desencontraram-se, passando a olhar-se de longe com enormes interferências na comunicação.
É urgente restabelecer a via de comunicação entre (re)conhecimento cognitivo e fisiológico. Restaurar a potência inata do corpo para que resgatemos os vários níveis de sabedoria com que nascemos.




.jpg)
Integro na minha prática, as aprendizagens ligadas aos meus estudos em diversas áreas como Experiência Somática, Hipnoterapia Eriksoniana, Psicologia Somática Integrativa, Libertação Energética e Miofascial, Constelações Familiares e Sistémicas, Terapia de regressão a vidas passadas, Terapia de movimento, Terapia Trangeracional e Psicogenealogia, etc.
Trabalho ferramentas recolhidas do estudo e convívios com mestres e fundadores como Stephen Paul Adler, Raja Selvam, Ditte Marcher, Liana Netto, Stephen Porges e Bessel Van Der Kolk, Liane Pinto, Alexandra Rombinha, Brian Weiss, Stephan Hausner, Juan Garriga entre tantos outros, para trazer um conjunto de abordagens integrativas e sistémicas no trabalho de regresso à presença no corpo para uma vivência emocional e relacional saudáveis, ajudando na movimentação da informação física, hormonal e energética de cada experiência vivida, evitando a estagnação e consequente somatização no corpo físico.










"Me propus fazer uma viagem ao meu interior, reconhecer emoções que há muito permaneciam instaladas em cada célula, fáscia, víscera. Tinha noção que o nosso corpo fala connosco e nós teimamos em não querer escutar, e tendo à minha volta muitas situações de patologia, em que o corpo "gritou o grito do desespero", lancei-me ao desafio, sentir o meu corpo, as minhas emoções e os efeitos que isso criava em mim, com a orientação e mestria da Rita Trigo, num caminho trilhado juntas. Cada sessão é uma autodescoberta, uma viagem profunda em plena conexão corpo e emoção, em que cada exercício, cada movimento é um despertar de sensações e libertação. Um trabalho incrível, tão profundo de saber e sentir. Simplesmente a melhor e maior viagem da minha vida, ao meu verdadeiro "Eu". Imensa gratidão Rita por ser a minha co-piloto nesta magnífica viagem."
- Sónia B. -
/../ "“Negar é se prender. Sentir é permitir libertar “ (Alexandro Gruber).
Esta frase expressa muito daquilo que abordei nas sessões da Rita." /../ "
Com a Rita aprendemos a olhar para dentro de nós de forma segura….aprendemos a reconhecer…sentir…aceitar…e libertar os traumas.
Aprendemos a olhar a forma como eles marcam a nossa postura...as nossas reações ...toda a nossa vida...
O corpo ...o nosso corpo...cresce connosco ...e tb ele manifesta as marcas deixadas pelos traumas de infância...reconhecer esses traumas ...perceber que podemos sentir a dor desses mesmo traumas...e aprender a lidar e reagir de uma forma saudável....
Com a Rita, senti que existia ESPAÇO para me olhar de forma segura, e entender que muitas das minhas experiências traumáticas da infância (algumas deles escondidas e não lembradas) moldaram a minha vida adulta de formas nem sempre saudáveis para mim....
Sou eternamente grata ao Trabalho que a Rita desenvolve…a cada dia reencontro mais um pedaço de mim graças a ela.
- Ana F.-
/.../“Desmistificou-me a espiritualidade e o significado de energia. Apresentou-me ao meu corpo e consegui sentir as minhas atitudes refletidas na doença que criei e nas emoções que tinha paradas em mim.”
- Bruno H.-
.png)